quarta-feira, 30 de junho de 2010

Congresso homenageia em sessão solene 139 anos da imigração italiana

Brizza Cavalcante
Os 135 anos do início da colonização italiana no Rio Grande do Sul também estão sendo comemorados neste ano.
Em sessão solene nesta segunda-feira, o 1º vice-presidente do Congresso Nacional, deputado Marco Maia (PT-RS), ressaltou que, ao longo de quase um século e meio, italianos e brasileiros não apenas mantêm um convívio baseado no respeito e na admiração, mas também dão ao mundo "um admirável exemplo de união, de integração étnica e de intercâmbio cultural".
O Congresso Nacional homenageou com a sessão os 139 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos ao Brasil e os 135 anos do início da colonização italiana no Rio Grande do Sul. Hoje, o Brasil possui a maior colônia italiana fora da Itália, com cerca de 25 milhões de ítalo-brasileiros, predominantemente nas regiões Sul e Sudeste.
"Sem considerar a determinação e a bravura com que esses homens e mulheres tornaram-se merecedores do nosso reconhecimento e da nossa homenagem, não se pode contar, em sua plenitude, a História do Brasil e do povo brasileiro", disse Maia, que solicitou a realização da sessão no Congresso juntamente com o senador gaúcho Paulo Paim (PT).
Fazer a América
Marco Maia rememorou fatores econômicos, sociais e políticos que levaram os primeiros trabalhadores italianos a desembarcar em 1871 no porto de Santos com o sonho de "fazer a América, fazer o Brasil". E lembrou medidas adotadas pelo País para estimular a chegada de mais imigrantes, como a concessão de auxílio em dinheiro às famílias italianas para custear despesas de viagem e de instalação.
"Éramos um gigantesco e despovoado País, com as fronteiras expostas a invasões e conflitos, e impunha-se ocupar, em especial, o Centro-Sul brasileiro, isolado pela carência de transportes e por precários meios de comunicação", disse.
Marco Maia destacou que, em 1885, catorze anos depois da primeira leva de italianos, novos imigrantes originários das regiões do Piemonte, da Lombardia e do Vêneto desembarcaram em Santos e se dirigiram para o território gaúcho, onde instalariam as colônias de Conde d'Eu e de Santa Isabel, atualmente os municípios de Garibaldi e de Bento Gonçalves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário